O São Paulo confirmou neste domingo o seu ótimo momento nas categorias de base. No campo da PUC-RS, em Porto Alegre, o time paulista se sagrou campeão da Copa RS de Futebol Sub-20 – antigo Campeonato Brasileiro da categoria e torneio de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior – ao bater o Botafogo nos pênaltis por 5 a 3, após empate por 2 a 2 no tempo normal.
Com o título, o São Paulo encerra um ano de ouro para a categoria sub-20, pois é a quinta conquista em 2016 – já faturou a Copa Libertadores, a Copa Ouro, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. E o time que jogou na capital gaúcha nem era o principal da categoria: foi formado por reservas, além de integrantes do sub-19 e três promessas do sub-17: o volante Luan e os atacantes Marquinhos Cipriano e Gabriel Novaes.
Sob um intenso calor em Porto Alegre, mesmo com a partida disputada no início da noite, o jogo foi equilibrado no tempo normal. O Botafogo foi melhor no primeiro tempo e abriu o placar aos 31 minutos com Cássio, cobrando pênalti. O São Paulo buscou o empate aos 9 da etapa final com Léo Natel, em uma falha do goleiro Diego.
O Botafogo voltou a ficar na frente com Amilcar, aos 25 minutos, mas logo o time tricolor paulista voltou a igualar tudo, com Oliveira. Nos pênaltis, o clube carioca desperdiçou a sua primeira cobrança com Lindenberg, que o goleiro Denis defendeu. Os demais cobradores acertaram todos os chutes e Léo Natel definiu o placar em 5 a 3 para confirmar o título para o São Paulo.