Depois de cinco anos sem vitórias sobre o São José, o Flamengo venceu a equipe do Vale do Paraíba na noite desta quarta-feira, 11, no remodelado e moderno estádio Martins Pereira pelo placar de 1 a 0. Com o resultado, a equipe do técnico Caco Espinoza deixou a oitava colocação para assumir ao final desta quarta rodada do Campeonato Paulista da Série A3 a quarta posição com 8 pontos.
Mas para pegar o elevador na tabela de classificação, o Corvo teve de encarar uma primeira etapa de muito poucas chances e até de certa forma sonolenta. Os donos da casa tinham a posse de bola por maior tempo, porém, sem criatividade pouco perigo ofereceu ao gol defendido pelo experiente goleiro do Flamengo, Alonso Carvalho, que se tornou mero expectador durante os primeiros 45 minutos.
Em contrapartida, os visitantes pareciam se sentir atuando no estádio Antônio Soares de Oliveira. Se no sistema defensivo a marcação era quase impecável, no ataque os comandados de Caco Espinoza trabalhavam para chegar à meta defendida pelo arqueiro Vinicius, que teve trabalho nas raras investidas do Flamengo em busca do gol que poderia garantir à abertura do marcador na cidade de São José dos Campos.
Percebendo a dificuldade dos anfitriões em incomodar a equipe visitante, Espinoza colocou o time de Flamengo de forma mais ofensiva no segundo tempo. E a resposta dos flamenguistas veio rápida. Logo aos 9 minutos, o estreante Tuco aproveitou o vacilo da zaga do São José e com um leve desvio balançou as redes adversárias para colocar o selecionado guarulhense à frente do placar.
Em desvantagem no marcador, o técnico Tuca Guimarães, do Águia do Vale, colocou sua equipe toda no ataque. As modificações surtiram efeito e a equipe do Vale do Paraíba passou a dominar às ações da partida, além de criar boas oportunidades para conquistar a igualdade. No entanto, mesmo apresentando deficiência na parte física, o Flamengo conseguiu suportar a pressão e deixar a cidade de São José dos Campos com os três pontos na bagagem.
Ficha Técnica
São José 0 x 1 Flamengo
Local: Estádio Municipal Martins Pereira, em São José dos Campos (SP);
Árbitro: Luis Fernando de Oliveira
Cartões Amarelos: Rocha (São José), Guilherme Placca, Otávio Júnior e Fabrício Lima (Flamengo);
Gol: Tuco aos 9 do 2 Tempo (Flamengo);
São José – Vinícius, Jackson (Claudio Bala), Henrique, Rocha e Anderson Peixe; Cristiano (Guilherme Camargo), Bruno Celeste, Emerson Paraíba e Celinho; Maranhão e Jairo – Técnico: Tuca Guimarães
Flamengo – Alonso Carvalho, Guilherme Placca, Renato Saldanha, Lucas Seixas e Alex Rodrigo; Fábio Souza, Daywhan Fran, Fabiano Alves e Gustavo Engel; Fabrício Lima e Otávio Júnior (Tuco) – Técnico: Caco Espinoza