Especialista em circuitos de rua, Will Power mostrou, mais uma vez, se sentir muito bem nesse tipo de pista neste sábado, quando conquistou a pole position da etapa de São Petersburgo, nos Estados Unidos, que abrirá neste domingo a temporada 2017 da Fórmula Indy.
Com sua Penske, Power marcou o tempo de 1min01s064 na sua melhor volta na fase decisiva do treino de classificação. Assim, o australiano atingiu a impressionante marca de sete poles nas últimas oito corridas da Indy em São Petersburgo.
No ano passado, Power também faturou a pole position em São Petersburgo, mas acabou ficando fora da corrida por causa de um mal-estar – depois, descobriu-se que ele tinha uma infecção no ouvido. E não correr na prova de abertura acabou atrapalhando Power na luta pelo título da Indy – ele foi o segundo colocado, atrás do francês Simon Pageneaud, um dos seus companheiros de equipe na Penske.
O neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, agora com motores Honda, foi o segundo colocado no treino deste sábado, com 1min01s222. O canadense James Hinchcliffe, da Schmidt Peterson, garantiu o terceiro lugar no grid com a marca de 1min01s304.
Novo piloto da Penkse, o norte-americano Josef Newgarden ficou em quarto lugar, com 1min01s723, enquanto o japonês Takuma Sato, da Andretti, terminou na quinta posição, enquanto o brasileiro Tony Kanaan, da Ganassi, foi o sexto colocado no treino de classificação em São Petersburgo.
O inglês Max Chilton, da Ganassi, foi o sétimo mais rápido, seguido dos norte-americanos Alexander Rossi, da Andretti, Charlie Kimball, da Ganassi, e Graham Rahal, da RLL, que completam, em ordem, a lista dos dez primeiros colocados.
Atual campeão da Indy, Pageneaud deixou o treino de classificação logo em sua primeira fase e vai largar somente do 14º lugar, duas posições à frente do brasileiro Helio Castroneves, seu companheiro de equipe na Penske.
A etapa de São Petersburgo da Indy, a primeira das 17 previstas, será disputada neste domingo a partir das 14h30 (horário de Brasília).