Dois filhotes de lobo-guará, espécie ameaçada de extinção na natureza, sobreviveram a um parto de risco e estão prestes a virar atração no zoológico municipal de Sorocaba (SP). Os filhotes machos nasceram no último dia de maio, quando fazia muito frio na cidade, o que deixou a mãe loba muito estressada, segundo a bióloga Cecília Pessuti, responsável pelo setor de mamíferos do zoo.
“Havia risco eminente de morte, por isso retiramos os filhotes do convívio dos pais e fizemos os cuidados neonatais no setor veterinário do zoológico”, explicou. A espécie consta da lista oficial de animais ameaçados de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e está classificada na categoria de vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Esta é a segunda cria do mesmo casal de lobos, o que deixou os pesquisadores na expectativa de que eles produzam novos filhotes, contribuindo para a preservação da espécie. O zoo de Sorocaba realiza desde a década de 1980 um projeto de conservação da espécie em cativeiro e participa, com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) do Plano de Ação Nacional para Conservação do Lobo-Guará.