Turistas e moradores de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, ficaram impossibilitados de sair do arquipélago por volta das 14h desta quarta-feira, 24, devido a um vendaval que atingiu a região e que provocou a paralisação das balsas que fazem a travessia para o continente, em São Sebastião. Diversos motoristas, nos dois sentidos, desistiram de aguardar a retomada do serviço já que não havia previsão do reinício da travessia.
Segundo o Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pelas travessias litorâneas, os ventos atingiram 55,5 km/h, com rajadas de 66,6 km/h. Uma camionete de transporte de presos da Secretaria de Segurança Pública, acompanhada por uma viatura de escolta da Polícia Militar, ficou presa na fila. Em Ilhabela uma ambulância também ficou retida até a retomada da travessia. Uma reunião que discutiria a questão da segurança no litoral norte e que seria realizada em Ilhabela entre todos os vereadores da região foi cancelada por conta da paralisação.
Ainda de acordo com a Dersa, a operação foi retomada às 15h50, com quatro embarcações e 40 minutos de espera em São Sebastião e 60 minutos em Ilhabela, em virtude da demanda de veículos concentrada durante a paralisação. Às 16h30, entrou em operação a quinta embarcação e às 17h foram registrados apenas 30 minutos de espera em ambos os sentidos. A travessia é interrompida por determinação da Marinha toda vez que os ventos atingem velocidade superior a 21 nós (39 Km/h), segundo a Dersa. Nessas condições, nem veículos e nem pedestres podem ser transportados, por questão de segurança da navegação.