A queda de 0,3% no PIB do primeiro trimestre ante o trimestre imediatamente anterior foi o melhor resultado trimestral desde o quarto trimestre de 2014, quando aumentou 0,2%. Os dados são das Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas nesta quarta-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na margem, o PIB vem registrando resultados negativos desde o primeiro trimestre de 2015.
Indústria
A queda do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria no primeiro trimestre ante igual período de 2015, de 7,3%, foi a oitava seguida. Também pela ótica de demanda, a queda no PIB de serviços, na mesma base de comparação, que foi de 3,7%, foi a sétima seguida. Os dados foram divulgados pelo IBGE.
Agropecuária
A queda do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre de 2016 ante igual período de 2015, de 3,7%, foi a maior desde o quarto trimestre de 2012, quando o recuo foi de 5,8% ante igual período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE.
Comércio
O Produto Interno Bruto (PIB) do comércio recuou 10,7% no primeiro trimestre de 2016 ante igual período de 2015, informou o IBGE. Já o PIB do setor de transporte, armazenagem e correio recuou 7,4% na mesma base de comparação.
Os dois segmentos integram o PIB de Serviços, que recuou 3,7% no primeiro trimestre de 2016 ante o primeiro trimestre do ano passado.
Também parte da atividade, o PIB de serviços de informação encolheu 5,0% nos três primeiros meses deste ano ante igual período de 2015. Já o setor de outros serviços teve queda de 3,4% no PIB na mesma base de comparação.