O economista Paulo Rabello de Castro será o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O próprio Castro confirmou a informação ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.
Assim que a notícia de sua posse começou a circular, Castro disse que ficou surpreso e entrou em contato com a atual presidente do órgão, Wasmália Bivar, que o “atendeu muito bem” durante o breve diálogo. “Essa era minha principal preocupação, que a instituição não ficasse sabendo pela imprensa”, contou.
O economista embarca nesta quarta-feira para Amsterdã a negócios, de onde retornará no dia 7. Ainda não há data para sua posse. “Primeiro, quero conversar com a presidente novamente e com os diretores.”
Procurada, a assessoria de imprensa do IBGE informou que não recebeu nenhum comunicado do Ministério do Planejamento sobre mudança no comando do órgão.
Rabello de Castro disse que, à frente do IBGE, deve defender a relevância do órgão de estatísticas para o País. O instituto vem sofrendo com restrições orçamentárias nos últimos anos, causando até o adiamento de pesquisas como a Contagem Populacional e o Censo Agropecuário.
“Se o Brasil não tiver capacidade de realizar um Censo Agropecuário… é desnecessário fazer qualquer outro comentário”, disse o economista. “País que não conta não (deve ser levado em) conta.”
Atualmente, Rabello de Castro é sócio da RC Consultores, presidente do Instituto Atlântico e coordenador do Movimento Brasil Eficiente (MBE). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.