O nível do Sistema Cantareira, o principal reservatório de água para o abastecimento da Grande São Paulo, permaneceu idêntico ao de sábado e sexta-feira. De acordo com o site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o patamar se manteve em 7,1%. O nível do sistema Rio Grande também ficou estável de ontem para hoje. Em todos, houve queda no volume de água armazenada.
O Cantareira é responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas. O dado já considera as duas cotas do volume morto, acrescentadas em maio e outubro. A primeira adicionou 182,5 bilhões de litros de água da reserva técnica. Já a segunda reserva técnica considera 105 bilhões de litros.
A pluviometria divulgada pela Sabesp indica 6,7 milímetros de chuva neste domingo e 8,5 mm desde o início do mês. A média histórica para o mês de janeiro é de 271,1 mm de chuva.
O nível de água nos reservatórios do Sistema Alto Tietê, responsável por abastecer 4,5 milhões de pessoas, caiu de 12% ontem para 11,9%, apesar da chuva no local equivalente a um nível pluviométrico de 0,1 mm. No mês, o sistema registra um índice pluviométrico de 0,5 mm. A média histórica para janeiro inteiro é de 251,5 mm.
No Sistema Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de habitantes, o índice de armazenamento caiu de 40,5% para 40,3%, apesar dos 2,4 mm registrados pela Sabesp. No Alto Cotia, caiu de 31% ontem para 30,9% neste domingo. O índice pluviométrico foi de 0 mm.
No Sistema Rio Grande, o nível de armazenamento permaneceu estável em 72% entre sábado e este domingo.
Mais uma vez, o Sistema Rio Claro foi aquele que apresentou a maior retração no nível de água armazenada de um dia para outro. Entre sábado e domingo, o indicador caiu de 31,4% para 31,1%. A pluviometria do dia ficou em 0,8 mm.