Uma escola de período integral, com acompanhamento individual, é a melhor da rede estadual de ensino público de São Paulo. Excluindo-se as técnicas, a Professor Eduardo Velho Filho, em Bauru, é a que obteve o melhor resultado no Enem: 457.º lugar entre as públicas do País. Foi justamente a adoção do período integral, em 2013, que possibilitou a evolução dos 280 alunos do ensino médio.
A coordenadora-geral da escola, Emily Querobim Ionta Daccach, atribuiu o sucesso de desempenho ao sistema que acompanha o desenvolvimento individual de cada aluno e dá a eles responsabilidade para participar do processo de gestão do conhecimento. “Aqui o aluno participa. O professor não é o único responsável pelo aprendizado”, diz a diretora da escola, Giovana Xavier de Almeida.
“Quando entrei, percebi que era diferente, porque me senti parte do processo de aprendizado, o que não acontecia na escola onde estudava, que é particular”, diz o estudante Gabriel Mello, de 17 anos. Assim como Gabriel, as estudantes Juliana Betti, Isadora Figueiredo e Juliane Meirelles – todas saídas de escolas particulares estudar na Eduardo Velho – ressaltaram as qualidades do “aprendizado construtivista”.
“Aqui, a gente pode gerenciar nosso aprendizado”, diz Isadora. “Consegui ter uma visão do que é o mundo fora da escola e do que quero para a vida”, completa Juliana. Na Eduardo Velho o aluno tem a possibilidade de escolher aulas eletivas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.