Foi enterrado às 17 horas desta quarta-feira, 5, o corpo de Darcy de Souza, pai do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que morreu de madrugada, aos 88 anos. O funeral reuniu líderes políticos do PMDB do Rio em Piraí, no Vale do Paraíba fluminense, berço político e cidade natal de Pezão.
O ex-governador Sergio Cabral, numa rara aparição pública após deixar o governo em abril de 2014 com baixíssima aprovação e após a onda de protestos de 2013, chegou ao velório às 15h50 e ficou até o sepultamento. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, abriu um espaço na agenda tomada por eventos relacionados aos Jogos Olímpicos de 2016 para prestar solidariedade a Pezão.
“Só tenho a agradecer a Deus pelo pai que me deu e por essa legião de amigos”, afirmou Pezão a jornalistas, durante o velório.
A presidente Dilma Rousseff, que participou do evento que marcou a contagem regressiva de um ano para a Olimpíada do próximo ano, ao lado de Paes no Rio, chegou a incluir na agenda oficial a ida ao velório (Piraí fica a cerca de 100 quilômetros da capital), mas não pôde comparecer. A coroa de flores em seu nome figurava com o maior destaque entre as dezenas enviadas ao funeral.
Seu Darcy era casado com dona Ecy e deixou dois filhos – Carlos, além de Pezão – e dois netos, Gustavo e Natália.