Comuns em Tóquio, no Japão, as faixas de pedestres diagonais, ou em “X”, ganharão sua primeira versão paulistana na semana que vem. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou nesta sexta-feira, 05, que o mecanismo começará a ser implantado na segunda-feira, 08, no cruzamento das Ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, pouco antes da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no centro de São Paulo.
De acordo com o órgão de trânsito, a faixa em “X” tem como objetivo “facilitar a vida dos pedestres”, que, em vez de “efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez”. Com a medida, o tempo de travessia para as pessoas a pé no local cairá de cerca de um minuto e meio (89 segundos) para cerca de um minuto (61 segundos).
Haverá a instalação de placas específicas para indicar a nova sinalização viária, além da instalação de novos semáforos para quem anda a pé. A CET divulgou que, ali, os pedestres terão cinco segundos de sinal verde (o que indica que podem começar a travessia) e 18 de vermelho piscante (um aviso para que não se inicie a travessia).
A escolha desse cruzamento se deu após uma pesquisa apontar que por ali passam, em média, 189 pessoas por hora nos momentos do rush. Se os testes por ali funcionarem, a ideia poderá ser expandida para outros pontos da cidade.