Noticia-geral

Via Rápida Emprego abre inscrições para capacitação

O programa Via Rápida Emprego está com inscrições abertas para 13 mil vagas em diversos cursos gratuitos de capacitação profissional em todo o Estado. A iniciativa, promovida pelo Governo de São Paulo, oferece mais de 150 opções de estudos. As oportunidades estão distribuídas de acordo com as demandas regionais. A lista completa de cursos e municípios que serão atendidos no 2º semestre de 2015 está disponível no site: www.viarapida.sp.gov.br.
 
De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, o Programa a partir de agora adota um viés que busca cada vez mais efetividade, ou seja, capacitar para o trabalho em áreas que possam absorver a mão de obra qualificada. “Isso se dá, antes de tudo, pela aproximação da dinâmica do Via Rápida com os setores produtivos. O desejo é sempre efetuar esse diálogo”, completa.
 
As aulas envolvem conhecimentos específicos e serão ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, nos prédios do programa em Santos, São Bernardo do Campo, Campinas e Presidente Prudente, além das 29 unidades móveis. As carretas oferecem mais de 60 opções de cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de confecção industrial, imagem pessoal, indústria, manutenção automotiva, hospitalidade, produção alimentícia, confecção artesanal, panificação e açougue, manutenção de motos, instrumentação-Petróleo e Gás, automação industrial, refrigeração e climatização, comandos hidráulicos e pneumáticos, metrologia e soldagem.
 
 
Os veículos possuem área interna 60 m² a 80m² e  são equipados com instrumentos necessários para cada tipo de modalidade. Cada unidade atende até 20 alunos por turma. As aulas têm duração de 80 a 100 horas e são realizadas de segunda a sexta, em três períodos.
 
 
Como participar: as inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego devem ser realizadas exclusivamente pelo site do programa (www.viarapida.sp.gov.br). Os documentos necessários são RG e CPF. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso. Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria Estadual de Governo, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados ou mulheres arrimo de família, têm prioridade. 
 
 
 
Ressocialização
 
De acordo com o coordenador do Via Rápida Emprego, Marco Antônio da Silva, neste ano, o programa também pretende aproveitar o potencial da população carcerária, destinando seus cursos aos presidiários de regime semiaberto. “No total serão 11 mil vagas para atender esse público. É uma ideia de começo, meio e fim, porque o preso faz um curso ofertado pelo Estado, abatendo dias em sua pena, auxiliando na ressocialização e na reinserção dele no mercado de trabalho. Nós vamos fazer o que uma empresa privada tem dificuldade, que é dar oportunidade para estas pessoas  retomarem a vida em sociedade”, completa.
 
O programa também disponibilizará mil vagas para jovens da Fundação Casa e outras mil para o Programa Recomeço. “Vamos oferecer qualificação profissional para dependentes químicos, em tratamento nas clínicas de reabilitação da capital e interior”, afirma o coordenador.
 
 

Posso ajudar?