Uma das lojas atingidas pelo incêndio no centro comercial Saara, no centro do Rio, nesta quinta-feira,07, não tinha documentação regularizada junto ao Corpo de Bombeiros. Segundo informações da corporação, os proprietários do imóvel, pertencente à rede de produtos alimentícios Casas Pedro, nunca procuraram os bombeiros para que fosse feita vistoria do local. A empresa não foi localizada para comentar o caso.
Ainda segundo a corporação, os outros quatro imóveis destruídos pelas chamas, incluindo a loja de roupas infantis onde o fogo começou, estavam em situação regular. Ao todo, 100 bombeiros participaram da operação de combate ao incêndio, que durou cerca de três horas (de 5h às 8h). Ninguém ficou ferido.
Já a Defesa Civil Municipal informou que vai demolir um dos imóveis pertencentes à rede Caçula atingidos pelo fogo no centro de comércio popular do Saara, no centro do Rio. Um segundo imóvel da loja, adjacente ao primeiro, já havia sofrido desabamento total devido às chamas e terá seus entulhos retirados por equipes da Comlurb. A decisão foi tomada após vistoria realizada no local por técnicos da Defesa Civil. Ao todo, permanecem interditados mais três sobrados – um na Rua da Alfândega e dois na rua Senhor dos Passos.
Dois desses imóveis sofreram desabamento interno e precisarão passar por reforma e um foi interditado preventivamente, por ter sua parte elétrica atingida pela água. Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação afirmou que “equipes da Comlurb e Rioluz dão apoio à operação de demolição e retirada dos entulhos. O Corpo de Bombeiros segue coordenando a operação no local e não há previsão para liberação da área”.