Cinco homens foram mortos em operação policial no Morro do Dezoito, em Água Santa, na zona norte, na tarde desta sexta-feira (2). De acordo com a Polícia Militar, houve troca de tiros entre policiais do 3º Batalhão e um grupo de traficantes. Após o confronto, os policiais encontraram os cinco homens caídos num terreno, “cada um com uma pistola e uma mochila contendo material entorpecente”. Outros conseguiram fugir.
Os baleados foram levados para o Hospital Municipal Salgado Filho, onde morreram. Nenhum policial foi ferido. De acordo com a PM, foram apreendidas três pistolas ponto 40, duas pistolas 9 milímetros e dois radiotransmissores, além de drogas (a quantidade não foi informada). O caso será investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil. A Polícia Civil divulgaria ainda na tarde deste sábado as identificações dos cinco mortos.
O Morro do Dezoito, um dos mais violentos da zona norte, já foi alvo de disputa entre traficantes e milicianos. Hoje, a favela é dominada pela facção Amigos dos Amigos (ADA). Em dezembro de 2015, o advogado Roberto Viegas Rodrigues, de 26 anos, foi assassinado por criminosos do local por não ter conseguido libertar da prisão dois traficantes.
Investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros, encerrada em maio passado, aponta que o advogado já havia recebido o pagamento pelos serviços e foi chamado à favela para se explicar ao chefe do tráfico, Jean Carlos Nascimento dos Santos, de 25 anos, conhecido como Di Menor. Santos foi indiciado pelo homicídio e ocultamento de cadáver do advogado. Contra ele há pelo menos 17 mandados de prisão, dos quais seis por homicídio. O Disque-Denúncia oferece R$ 1 mil de recompensa por informações sobre o criminoso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.