A ressaca marítima que atinge o litoral do Rio provocou ondas de até 3,5 metros de altura e levou a prefeitura a interditar preventivamente, às 20h21 de quinta-feira, 15, o trecho da Ciclovia Tim Maia entre São Conrado, na zona sul, e a Barra da Tijuca, na zona oeste.
Em 21 de abril, em meio a outra ressaca, a força das ondas derrubou uma parte elevada da ciclovia, na Avenida Niemeyer (entre São Conrado e Leblon, na zona sul) e causou a morte de dois homens que passavam na hora ali. O trecho que desabou ainda está em obras, mas outras partes são usadas por ciclistas e pedestres.
Em 1º de setembro passado, a prefeitura anunciou que passaria a interditar a ciclovia quando houvesse ondas com mais de 2 metros e picos maiores de 15 segundos.
A ciclovia foi liberada às 12h57 desta sexta-feira, 16, mais de 16 horas após o início da interdição, porque naquele trecho as ondas diminuíram de tamanho. Segundo a Marinha, a ressaca no litoral carioca permaneceria até por volta das 21h de hoje.
Conforme o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, neste sábado o Rio terá sol e céu com poucas nuvens, com temperatura entre 13ºC e 32ºC.