As bolsas dos EUA fecharam em queda nesta sexta-feira, 19, um dia depois de os índices Nasdaq e Russell 2000 terem fechado em níveis recordes. Em dia sem nenhum indicador econômico importante nos EUA, os investidores mostraram cautela em relação à questão da Grécia antes do fim de semana. Na bolsa de Nova York, o dia foi marcado pelo “quadruple witching”, o vencimento simultâneo de contratos futuros e opções de ações e de índices, o que tende a fazer a volatilidade crescer.
“Não há muita coisa conduzindo esse mercado”, comentou Larry Peruzzi, da Cabrera Capital Merkets; ele disse que está acompanhando as taxas de retorno dos títulos do Tesouro, o noticiário sobre a Grécia e quaisquer indicações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) sobre o ritmo das elevações das taxas de juro mais tarde neste ano.
Dois dirigentes do Fed falaram nesta sexta-feira: o presidente do Fed de São Francisco, John Williams, disse que prefere esperar por sinais de que a inflação está subindo em direção à meta antes de começar a elevar as taxas de juro. Loretta Mester, do Fed de Cleveland, afirmou quer a economia “tem como aguentar uma elevação de 25 pontos-base nas taxas de juro”.
Pela manhã, o Banco Central Europeu (BCE) aumentou em caráter emergencial a oferta de liquidez para os bancos da Grécia, pelo Programa de Liquidez de Emergência (ELA). “Em teleconferência, o BCE aprovou recursos extras pelo ELA. Não há problemas com o financiamento dos bancos gregos. Temos uma expectativa positiva sobre o resultado da reunião de segunda-feira”, disse um alto funcionário de um banco grego. Ele se referia à reunião de cúpula dos países da zona do euro marcada para a próxima segunda-feira depois do fracasso das negociações sobre a liberação de recursos para a Grécia nesta quinta-feira em Luxemburgo.
Entre os destaques da sessão estavam as ações da ConAgra Foods, que subiram 10,86% depois de o fundo de private equity Jana Partners revelar que possui uma participação de 7,2% na empresa; as da Smith & Wesson subiram 0,50%, em reação a seu informe de resultados; as da FitBit, que haviam subido 51% ontem, em seu dia de estreia, avançaram 9,50%. As da American Airlines subiram 3,95%, depois de a empresa anunciar que vai operar voos diários entre Los Angeles e o aeroporto de Haneda, em Tóquio, a partir de outubro. Em seu dia de estreia, as ações da Fogo de Chão subiram 28,75% em relação ao preço da oferta inicial.
Entre as componentes do índice Dow Jones, as ações dos setores financeiro e de tecnologia estavam entre as que mais caíram (Travelers, -1,99%, JPMorgan, -1,02%, Visa, -1,17%, Apple, -1,00%, Microsoft, -1,33%).
O Dow Jones fechou em queda de 101,56 pontos (0,56%), em 18.014,28 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 15,95 pontos (0,31%), em 5.117,00 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 11,48 pontos (0,54%), em 2.109,76 pontos.
Na semana, o Dow acumulou uma alta de 0,65%, o Nasdaq, um ganho de 1,30%, e o S&P-500, um avanço de 0,74%. Fonte: Dow Jones Newswires.



