O número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego subiu 3 mil na semana encerrada em 20 de junho, para 271 mil, mas ainda permanece perto da mínima histórica, de acordo com Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. Analistas consultados pelo Wall Street Journal esperavam aumento para 273 mil solicitações.
Esta é a 16ª semana seguida que o número de pedidos fica abaixo de 300 mil, o período mais longo desde 2000, um sinal de que o mercado de trabalho continua estável seis anos após o fim da última recessão. Os economistas costumam considerar como saudável quando o número está abaixo de 400 mil.
Os pedidos referentes à semana anterior foram revisados para 268 mil, ante 267 mil divulgados anteriormente.
A média móvel de pedidos feitos em quatro semanas – calculada para suavizar a volatilidade do dado – recuou 3.250 mil na semana passada, para 273.750.
O número total de norte-americanos que receberam auxílio-desemprego na semana encerrada em 13 de junho subiu 22 mil, para 2,24 milhões. Este dado específico é divulgado com uma semana de atraso. Dow Jones Newswires.