Com queda de 6,53% nas vendas no mercado em geral, sete das dez maiores marcas que operam no segmento de automóveis e comerciais leves no País perderam participação de mercado na passagem de março para abril, segundo boletim divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Apenas Ford, Hyundai e Honda registraram avanço no período.
Apesar de ter visto a sua participação de mercado cair de 17,96% para 17,86%, a Fiat segue na liderança das vendas. Em segundo e terceiro lugares estão a General Motores (16,37% para 16,11%) e a Volkswagen (15,44% para 14,72%), respectivamente. Ford (10,46% para 10,99%) e Hyundai (7,87% para 8,05%) aparecem em seguida na quarta e quinta colocação, respectivamente, mesmo tendo alcançado leve avanço na participação.
A Toyota, por sua vez, ultrapassou a Renault e subiu de sétimo para sexto lugar no ranking de vendas, mesmo após ver sua participação de mercado cair de 7,55% para 7,44% na passagem de março para abril. A montadora francesa reduziu sua participação de 7,77% em março para 7,42% em abril. Já a Honda viu sua participação crescer de 5,76% para 6,46%, mas permaneceu em oitavo lugar.
Em nono e décimo no ranking, ficaram a Nissan (2,32% para 2,30%) e Mitsubishi (1,75% para 1,66%), mesmo após ambas perderem participação de mercado em número de unidades vendidas. De acordo com a Fenabrave, outras marcas juntas possuem 7% da participação do mercado brasileiro, maior do que os 6,75% registrados em março.