O primeiro-ministro do Sudão, Abdalla Hamdok, foi alvo de uma tentativa de assassinato nesta segunda-feira, 9, segundo a televisão estatal do país e a esposa do político. Um carro-bomba teria explodido próximo ao comboio em que Hamdok estava se movendo, mas ele não foi atingido.
O governador de Cartum, Ahmed Abdun, disse à rádio sudanesa que é a primeira tentativa de assassinato de um alto funcionário do país e anunciou a prisão de suspeitos no incidente, sem fornecer mais detalhes. Até o momento, não houve reivindicação da responsabilidade.
Imagens transmitidas em canais regionais de TV e mídias sociais mostraram um comboio que incluía vários SUVs brancos danificados e um carro destruído. Três testemunhas disseram à Reuters que o ataque ocorreu perto da entrada norte da ponte Kober, que liga Cartum norte ao centro da cidade.
<b>Governo de transição</b>
Hamdok assumiu em agosto do ano passado como primeiro-ministro de um governo de transição, resultado de negociações entre movimentos pró-democracia e militares para reformar as instituições do país. O acordo pôs fim a cerca de oito meses de um protesto inédito que provocou a queda do presidente Omar al-Bashir, após 30 anos no poder.
Com relações entre civis e militares têm sido tensas, o governo enfrentou resistência ao tentar implementar reformas econômicas no País. (Com agências internacionais)