No dia 5 de agosto, as atenções se voltam para o início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Os atletas, as delegações e os turistas de todas as partes do mundo já começaram a desembarcar no Brasil para o principal evento esportivo do ano.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, sabe da importância e elaborou um plano de contingência para o rápido atendimento de eventuais ocorrências no aeroporto de Guarulhos antes, durante e após a realização dos Jogos.
“Nosso Centro de Operações monitora, 24 horas por dia, o aeroporto e temos equipes preparadas para acionar e coordenar o atendimento emergencial, caso tenhamos desligamentos no local, além de manobras no sistema para um rápido restabelecimento”, diz Marney Antunes, diretor geral da EDP.
A EDP realiza rotineiramente diversas ações de melhoria na rede de abastecimento de energia, na Copa do Mundo de 2014 o plano de contingência para a área do aeroporto passou pelo seu primeiro grande teste. Em 2013, atualizou e modernizou o sistema de monitoramento remoto, adicionou equipamentos de proteção na rede e de medição de pressão dos cabos subterrâneos.
Este ano, com o objetivo de garantir a completa segurança e qualidade no fornecimento de energia para o aeroporto, foram feitas inspeções técnicas específicas, além de uma simulação de queda de torres de distribuição em que participaram os técnicos da empresa.
“Neste treinamento, as equipes deslocadas tiveram que executar todos os procedimentos que adotariam em uma situação real. Conseguimos mostrar que estamos preparados para atender uma eventual ocorrência deste porte”, ressalta Antunes.