Economia

Bolsa de NY fecha em alta em reação a indicador de vendas no varejo

As bolsas dos EUA fecharam em alta nesta quinta-feira, 11, em reação ao indicador de vendas no varejo em maio. Os principais índices do mercado recuaram das máximas depois de um porta-voz do FMI dizer que as conversações sobre a questão da Grécia foram suspensas sem acordo.

Vários indicadores foram divulgados pela manhã nos EUA. As vendas no varejo cresceram 1,2% em maio; embora isso tenha ficado abaixo do crescimento de 1,3% previsto pelos economistas, os dados dos dois meses anteriores foram revisados para cima. Excluídas as vendas do setor automotivo, as vendas cresceram 1,0% em maio. Os preços das importações norte-americanas subiram 1,3% em maio, quando os economistas previam uma alta de 1%; em comparação com maio de 2014, os preços caíram 9,6%. O número de novos pedidos de auxílio-desemprego alcançou 279 mil na semana passada, com crescimento de 2 mil em relação à semana anterior; economistas previam 275 mil pedidos. Os estoques das empresas cresceram 0,4% em abril, quando a expectativa era um crescimento de 0,2%; as vendas cresceram 0,6%.

Doug Cote, estrategista da Voya Investment Management, disse que “finalmente os consumidores estão gastando. Isso é bom presságio para o PIB e os lucros das empresas no segundo trimestre. O primeiro trimestre agora está no espelho retrovisor”. Outros participantes disseram que o mercado também operou na expectativa da divulgação do índice de preços ao produtor (PPI) de maio, nesta sexta-feira.

Em Washington, o secretário de Comunicações do FMI, Gerry Rice, disse que o Fundo está suspendendo suas conversações com a Grécia. “Há diferenças importantes na maioria das áreas chaves. Não houve progressos recentes para a redução dessas diferenças. Portanto, estamos muito longe de um acordo”, disse Rice, numa aparente tentativa de aumentar a pressão sobre o governo liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras. Ele também informou que a equipe de técnicos do FMI que estava negociando com representantes do governo em Bruxelas deixou a cidade.

Em Bruxelas, Tsipras reuniu-se com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu. Ao sair da reunião, Tusk disse: “Temo que esteja chegando o dia em que alguém vai dizer que o jogo terminou. Não temos mais tempo”. O primeiro-ministro grego também se reuniu com Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, cujo porta-voz descreveu o encontro como “importante, amigável e construtivo”.

Segundo Bill Nichols, chefe de operações com ações da Cantor Fitzgerald, o mercado “está mostrando resiliência, de uma maneira geral. Acho que as pessoas estão fatigadas; já faz tempo que elas vêm ouvindo notícias sobre a Grécia”.

Entre os destaques da sessão estão as ações da Nike, que subiram 0,52% depois de a empresa assegurar um contrato para fornecimento de material esportivo para a Associação Nacional de Basquete dos EUA (NBA); as da Krispy Creme subiram 13,85%, em reação a seu informe de resultados; as da Citrix Systems ganharam 6,70%, depois de Jesse Cohn, da Elliott Management, dizer que a empresa deveria vender duas de suas unidades e expandir seu programa de recompra de ações.

O índice Dow Jones fechou em alta de 38,97 pontos (0,22%), em 18.039,37 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 5,82 pontos (0,11%), em 5.082,51 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 3,66 pontos (0,17%), em 2.108,86 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?