O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), questionou os dados relativos ao aumento da velocidade de ônibus em faixas exclusivas na capital paulista, publicados pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) no Diário Oficial da Cidade. Haddad argumenta que há dados mais recentes da SPTrans, de 2016, que revelam velocidade de 23 Km/h nas vias. Os números novos ainda não foram enviados ao TCM, mas segundo a gestão mostrariam avanço mais perto da meta (25 Km/h) dos corredores.
“A informação que recebi da SPTrans é que a velocidade nos corredores já está em 23 Km/h. Tem pouco espaço para melhorar. Vinte e cinco Km/h é considerada uma velocidade ótima. Mas na história de São Paulo, não tem precedente a melhoria que houve”, afirmou Haddad.
Mesmo próximo da meta, o prefeito disse que o objetivo da gestão ainda está mantido: alcançar os 25 Km/h.
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo publicou nesta quarta-feira, 3, a velocidade dos ônibus em corredores da capital subiu 5% em 2015, na comparação com o ano anterior. Os coletivos rodaram a 19,3 Km/h, na média dos dias úteis. Em 2014, esse índice foi de 18,4 Km/h.
Em relação ao aumento de 5% no ano passado, Haddad afirmou que, nesse ritmo, “em pouquíssimo tempo, São Paulo vai estar em condições ótimas de trafegabilidade”.