O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Almir Martins, revelou nesta quarta-feira, 01, que a estatal paulista deve divulgar os detalhes de um novo plano de demissões até o final deste primeiro semestre. Em dezembro do ano passado, o executivo já havia revelado a intenção de lançamento de um novo programa de incentivo ao desligamento. Ainda naquela oportunidade, o executivo indicou que o investimento da companhia no novo plano de demissões voluntárias (PDV) seria de aproximadamente R$ 30 milhões.
O programa é considerado uma extensão de outro programa de demissão incentivada em custo dentro da companhia ao longo dos últimos anos. Desde 2010, segundo Almir, o número de funcionários foi reduzido de 1.400 para 900 pessoas.
A redução do quadro de funcionários é considerada fundamental em função do fim das concessões de usinas operadas pela estatal paulista, casos das unidades de Três Irmãos, Jupiá e Ilha Solteira. Juntas, as três usinas representavam um terço da antiga capacidade instalada da Cesp. A concessão de Três irmãos já se encerrou e, no caso de Jupiá e Ilha Solteira, o prazo ocorre em meados deste ano.