A presidente Dilma Rousseff dará posse nesta segunda-feira, 5, aos novos ministros, que foram anunciados na última sexta-feira, 2, no âmbito da reforma da Esplanada. A cerimônia ocorrerá no Palácio do Planalto, com início previsto para as 15 horas.
As nomeações dos novos titulares vieram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira. Dentre elas, a de Jaques Wagner, para a Casa Civil; Ricardo Berzoini, para a Secretaria de Governo; Aldo Rebelo, para a Defesa; Aloizio Mercadante, para o Ministério da Educação; Miguel Rossetto, para o novo Ministério do Trabalho e Previdência Social; e Marcelo Castro, para a pasta da Saúde.
Também foram nomeados Helder Barbalho, para Portos; Celso Pansera, para Ciência, Tecnologia e Inovação; André Figueiredo, para Comunicações; e Nilma Lino, como ministra de Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial.
Renato Janine Ribeiro, Edinho Araújo e Arthur Chioro foram exonerados da Educação, Portos e da Saúde, respectivamente.
Ainda foi nomeado Marcos Antonio Amaro dos Santos para exercer o cargo de chefe da Casa Militar da Presidência da República.