A Apple anunciou oficialmente na quinta-feira, 16, a abertura da sua loja oficial em São Paulo neste sábado, 18, às 10h, no Morumbi Shopping, zona sul da cidade. O empreendimento começou a ser construído em dezembro do ano passado, quando já era possível perceber os elementos típicos da loja no local. Na última semana, tapumes com o logo da marca e a frase “Apple Store Morumbi. Em breve” eram vistos na construção.
Segundo Enrique Atienza, responsável pelas lojas da empresa no Brasil, a expectativa da marca é que essa seja uma das lojas com maior fluxo de consumidores no mundo porque deve atrair visitantes de toda a América Latina. A loja funcionará de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 14h às 20h, e terá 169 produtos para teste, entre smartphones, computadores e tablets.
Atualmente, a outra loja oficial da marca no Brasil fica no Rio de Janeiro, inaugurada há mais de um ano. Lá, é possível testar cerca de 160 dispositivos e pedir ajuda no Genius Bar, onde os atendentes auxiliam clientes a instalar, configurar e testar os produtos da Apple. A loja de São Paulo também realizará cursos periódicos sobre assuntos de tecnologia relacionados aos seus produtos. No mundo existem atualmente cerca de 450 lojas oficiais da Apple. Juntas, elas recebem 1 milhão de visitantes por dia.
Disputa
No Rio de Janeiro, a estreia da primeira loja oficial da Apple no shopping VillageMall, em fevereiro de 2014, foi marcada por filas imensas. No momento da inauguração, cerca de 1.700 pessoas aguardavam no local, sendo que algumas passaram a noite no shopping para estar entre as primeiras a entrar.
A Apple tem loja virtual no Brasil desde 2009 e atua no mercado local há 20 anos. Embora não tivesse lojas físicas no Brasil até o ano passado, a empresa já mantinha uma rede de revendedores oficiais no mercado brasileiro.
Dessa vez, para estabelecer sua loja oficial no País, treinou vendedores brasileiros nos EUA para garantir que o padrão de atendimento das lojas locais seja o mesmo apresentado em outros países ao redor do mundo.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.