O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) disse nesta terça-feira que vai continuar a ser flexível em sua política monetária para garantir o crescimento econômico estável.
O Banco do Povo da China disse em um comunicado em seu site que iria utilizar uma combinação de ferramentas monetárias para ajustar de forma proativa um “novo normal” da economia. A China tem usado o termo para descrever a desaceleração de seu crescimento econômico.
O banco central também repetiu declarações políticas anteriores que o seu objetivo era reduzir os custos de financiamento para a economia real. O BC acrescentou que tem assegurado níveis razoáveis de liquidez no mercado e medidas desenvolvidas específicas destinadas a orientar o sistema bancário na canalização de crédito para as pequenas empresas e as do setor agrícola.
O PBoC reiterou a retórica padrão, dizendo que iria avançar com políticas que complementam a reforma e reestruturação econômica ao mesmo tempo que esforços são feitos para reduzir os riscos na economia, destacando seus esforços para proteger a estabilidade financeira e reforçar a coordenação da regulamentação financeira este ano.
O BC apontou as dificuldades internas e externas, mas não fez menção à recente turbulência nos mercados acionários em parte do país ou às críticas de alguns setores que os reguladores financeiros do país tiveram, por vezes, por causa das políticas empregadas que trabalhavam de forma contraditória. Fonte: Dow Jones Newswires.