A receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês) da TIM atingiu R$ 16,1 no segundo trimestre do ano, queda de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com informações divulgadas pela companhia, o resultado foi afetado em grande parte pelo corte da tarifa de interconexão móvel (VU-M) e pela desaceleração macroeconômica. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, a queda do Arpu foi de 3,5%.
O indicador de tempo de uso (MOU, na sigla em inglês) também caiu, 13,6%, para 119 minutos no segundo trimestre ante o mesmo período de 2014. Segundo a empresa, a retração se deve principalmente à migração de uso, intensificação de novas tecnologias relacionadas a dados e a consequente menor utilização dos serviços de voz tradicionais. A retração perante o primeiro trimestre do MOU foi de 1,3%.
Já a receita líquida total foi de R$ 4,35 bilhões entre abril e junho, retração de 8,8% na comparação com o segundo trimestre de 2014. A receita líquida de serviços somou R$ 3,78 bilhões, queda de 5% na mesma comparação.
Assinantes
A TIM encerrou o segundo trimestre do ano com uma base de assinantes de 74,6 milhões de linhas, crescimento de 0,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a base de assinantes total com aparelhos 3G terminou o segundo trimestre do ano com 43,2 milhões de usuários, um aumento de 42,8% em relação ao segundo trimestre de 2014, motivado pela estratégia de equipar seus clientes com smartphones para estimular a penetração dos serviços de dados, como explica a administração no informe de resultados.
Em relação à base 4G, o total foi de 3,8 milhões de usuários até o final de junho, aumento de 25,4% em relação à base de março ou aumento de 773,1 mil no trimestre.
As adições líquidas totalizaram resultado negativo de 1,1 milhão de linhas, como resultado de um menor número de adições brutas – 8,8 milhões de linhas e redução de 6,5% contra o segundo trimestre de 2014 – e mais desconexões – 9,9 milhões de linhas no período com alta de 9,0% na comparação anual. Assim, o churn (taxa que mede o número de clientes desligados da base de clientes) no segundo trimestre aumentou para 13,2%, ante os 12,3% no mesmo período do ano passado.
A base de clientes pós-pagos chegou a 13,5 milhões de usuários em junho de 2015, um crescimento anual de 10,6%. Durante o segundo trimestre, a TIM adicionou 525 mil usuários no segmento pós-pago, contra 10 mil adições líquidas no mesmo período do ano passado.