A Bovespa sobe nesta manhã de segunda-feira, 10, mas reduziu ganhos após a abertura em alta das bolsas de Nova York, refletindo a movimentação dos investidores estrangeiros. As ações da Petrobras e Vale, que subiam mais cedo, perderam força e passaram a cair. Em Wall Street, a melhora do humor é reforçada por declarações do vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, que sugeriu que a instituição deve esperar a inflação baixa dos Estados Unidos voltar ao normal antes de iniciar o ciclo de aperto monetário.
Às 10h37, o Dow Jones subia 0,94%, o S&P 500 avançava 0,86% e o Nasdaq ganhava 0,88%. O Ibovespa subia 0,17%, aos 48.657 pontos. As ações da Petrobras caíam 0,93% (PN) e 0,94% (ON). Os papéis PNA da Vale ON tinham perdiam 0,47% (PNA), enquanto os ON tentavam subir, em +0,05%.
No mercado de títulos dos EUA, a demanda pela segurança dos Treasuries diminuiu com os preços dos papéis em baixa e os juros em alta, após dados fracos de exportação da China reforçarem a esperança de que Pequim adotará novas medidas para sustentar a segunda maior economia do mundo. Há ainda expectativa gerada antes das ofertas de dívida do Tesouro previstas para esta semana, no total de US$ 64 bilhões. Perto das 10h30, o rendimento da T-note de 10 anos avançava a 2,211%.
Nesta manhã, foi divulgado que o fluxo total de veículos pelas estradas pedagiadas do País recuou 1% em julho na comparação com junho, descontados os efeitos sazonais. O dado é da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e da Tendências Consultoria Integrada. Na mesma base de comparação, o fluxo dos veículos leves caiu 1,8% e dos pesados cresceu 0,4%. Na comparação com julho do ano passado, o fluxo total de veículos pelas estradas pedagiadas aumentou 2,3%, com os leves tendo subido 5,1% e os pesados, caído 5,3%.


