As Bolsas dos EUA fecharam em baixa nesta terça-feira, 18, acompanhando os recuos dos mercados globais de ações que se seguiram a uma nova queda forte das bolsas da China. Traders disseram que a perspectiva fraca de lucros da Walmart para o ano também contrabalançou informes de resultados positivos de outras empresas do setor varejista. O índice Dow Jones havia fechado em alta nas três sessões anteriores.
Na bolsa de Xangai, o índice Shanghai Composite fechou em queda de 6,18%, depois de o governo da China anunciar uma reforma nas estatais do país. O banco central da China também anunciou que ofereceu 120 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa de títulos por sete dias nesta terça-feira, na maior injeção de recursos no sistema financeiro em um único dia desde janeiro de 2014, e o yuan teve uma leve alta diante do dólar. Essas notícias eclipsaram qualquer reação positiva que o mercado pudesse ter ao informe de que o preço médio dos imóveis residenciais novos em 70 cidades chinesas cresceu pelo terceiro mês consecutivo em julho. Na Europa, as bolsas também caíram.
O único indicador divulgado nos EUA ficou abaixo das previsões: o número de construções de moradias iniciadas cresceu 0,2% em julho, para a média anualizada de 1,21 milhão de unidades (a maior desde outubro de 2007); o número de permissões concedidas para a construção de novas moradias caiu 16,3%, para a média anualizada de 1,1 milhão; economistas previam um crescimento de 1,7% no número de construções iniciadas, para a média anualizada de 1,19 milhão, e uma queda de 6,72% no número de permissões, para a média anualizada de 1,25 milhão. O crescimento do número de novas construções em junho foi revisado para 12,3%, de 9,8% no informe preliminar. “Há muito acontecendo nesse grupo de números, mas o resumo é que temos um setor de moradias explosivamente forte”, disse o economista-chefe da Amherst Pierpont Securities, Stephen Stanley.
Peter Cardillo, economista-chefe da Rockwell Global Capital, disse que o mercado vai continuar a oscilar até o Federal Reserve oferecer uma sinalização melhor sobre a perspectiva das taxas de juro. “A economia dos EUA no momento não está bombando, mas sem dúvida não está caindo aos pedaços. Isso nos leva para mais perto de uma elevação das taxas de juro em setembro”, acrescentou.
Entre os destaques da sessão estavam as ações de empresas que divulgaram resultados, como Walmart (-3,12%) e TJX Companies (+7,22%); as ações da Home Depot, que elevou sua projeção de vendas para este ano por causa da melhora no mercado de moradias, subiram 2,59%.
O índice Dow Jones fechou em queda de 33,84 pontos (0,19%), em 17.511,34 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 32,35 pontos (0,64%), em 5.059,35 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 5,52 pontos (0,26%), em 2.096,92 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires