No PA, operadoras poderão devolver parte de valor pago por serviços ruins

A Procuradoria federal entrou com ação na Justiça para que cinco empresas de telefonia que operam no oeste do Pará sejam condenadas a devolver parte dos valores cobrados de seus clientes nos últimos cinco anos por alegados serviços ruins prestados.

A ação é assinada pelo procurador da República Camões Boaventura e pede a declaração de vício da qualidade no serviço de telefonia, a devolução de 5% do valor cobrado nos meses em que o serviço foi considerado ruim e o direito dos consumidores ao ressarcimento dos contratos sem pagamento de multa.

Deverão ser considerados qualquer um dos quatro indicadores utilizados pela Anatel para medir a existência ou não de níveis críticos de congestionamentos ou quedas de conexão de voz e dados.

Ainda solicita que a atuação da Agência Nacional de Telecomunicações seja declarada insuficiente, ineficaz e omissa e que cada operadora, em caso de condenação, pague R$ 10 mil por município em que a prestação dos serviços tenha sido ineficiente.

Os municípios que deverão ser beneficiados pela medida estão todos sob a Subseção Judiciária Federal de Santarém. São eles: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Gurupá, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha e Uruará.

<b>Telefonia em xeque</b>

"Apesar do arcabouço normativo protetivo e apropriado às características da prestação massificada dos serviços de telecomunicações, a qualidade da prestação dos serviços de telecomunicações foi posta em xeque nos últimos anos", diz a ação movida pelo MPF.

A peça se fundamenta na Lei Nº 9.472, de 16 de julho de 1997, que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações e a criação da Anatel.

Seu artigo 2.º, inciso II, diz que cabe ao Poder Público garantir a toda a população o acesso às telecomunicações, a tarifas e preços razoáveis, em condições adequadas.

Já o artigo 3º, inciso I, define que é direito dos consumidores ter acesso aos serviços de telecomunicações, com padrões de qualidade e regularidade adequados à sua natureza, em qualquer ponto do território nacional.

A Procuradoria levantou dados sobre reclamações de consumidores com relação aos serviços praticados.

Os serviços de telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura e internet foram responsáveis por mais de 20% dos atendimentos de Procons em todo o país no ano de 2012.

Ao mesmo tempo, as críticas dirigidas à Anatel no Serviço de Atendimento ao Usuário dobraram entre 2010 e 2013.

<b>Omissão da Anatel</b>

A ação de 54 páginas pretende que a Anatel identifique os usuários lesados, confira se as devoluções foram pagas corretamente e informe à Justiça todos os dados necessários, incluindo casos de descumprimento de decisão judicial.

Camões Boaventura pediu, ainda, que a agência reguladora seja condenada a pagamento por danos morais coletivos de valor a ser revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Na ação o MPF cita diversos índices e levantamentos que comprovam a precariedade dos serviços.

São considerados críticos (ruins) os serviços com resultados, numa consolidação trimestral, abaixo de 85% para o indicador de acesso (voz ou dados – 2G, 3G ou 4G) ou acima de 5%, no indicador de queda de conexão (voz ou dados – 2G, 3G ou 4G).

<b>Os indicadores de qualidade da Anatel:</b>

<b>Reação do Usuário</b>

– Taxa de reclamações
– Taxa de reclamações na Anatel

<b>Rede</b>

– Taxa de completamento de chamadas para o Centro de Atendimento
– Taxa de completamento de chamadas
– Taxa de alocação de canal de tráfego
– Taxa de mensagens de texto
– Taxa de queda de ligações
– Taxa de conexão de dados
– Taxa de queda de conexões de dados
– Garantia de taxa de transmissão instantânea contratada
– Garantia de taxa de transmissão média contratada

<b>Atendimento</b>

– Taxa de atendimento pelo atendente em autoatendimento
– Taxa de resposta ao usuário
– Taxa de atendimento pessoal ao usuário

<b>COM A PALAVRA, A NEXTEL</b>

"A Nextel atua apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro."

<b>COM A PALAVRA, AS OPERADORAS</b>

A reportagem entrou em contato por e-mail e aguarda manifestação. O espaço está aberto para posicionamento.

<b>COM A PALAVRA, A AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES</b>

A reportagem entrou em contato por e-mail e aguarda manifestação. O espaço está aberto para posicionamento.

Posso ajudar?