Nesta época do ano, a queima de fogos de artifício aumenta e, com ela, os riscos de atingir a fiação elétrica e causar sérios acidentes. Por isso, a EDP, distribuidora de energia elétrica para as regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, reuniu dicas de segurança para o uso de artefatos e decorações típicas de Ano Novo, além de orientações para aqueles que desejam fazer uma ligação provisória para um evento específico.
Em relação ao uso de fogos de artifício, é preciso manusear cuidadosamente o artefato longe da rede de energia elétrica. Já no caso de enfeites como faixas, placas e outros tipos de objetos decorativos, a concessionária alerta que não devem ser colocados nos postes nem nos fios de alta tensão. O mesmo vale para equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, incluindo cabos e demais componentes da rede, energizados ou não. Nos três casos, o uso indevido pode colocar a segurança de todos em risco.
A EDP também ressalta que ligações clandestinas comprometem a qualidade da energia e gera sobrecargas, que podem levar à interrupção no fornecimento, provocar oscilações de tensão e ocasionar a queima de eletrodomésticos, além de graves acidentes. O consumidor regular é quem arca com os custos daqueles que realizam a ligação clandestina.
Para mais informações, esclarecimento de dúvidas, solicitações e denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica, ou comunicar a interrupção do serviço, a EDP orienta os clientes a entrarem em contato pelos canais:
Central de Atendimento: 0800 721 0123
SMS (enviando para o número 33777 o texto ENERGIA + nº da instalação – em caso de falta de energia)
Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone).
Todos os canais de atendimento são gratuitos e 24 horas.