Economia

Para enfrentar crise, MAN oferecerá leasing operacional para caminhões

Em uma estratégia para enfrentar a crise da indústria automotiva brasileira, a MAN Latin America, fabricante de caminhões e ônibus da Volkswagen no Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 16, que passará a oferecer a opção de leasing operacional. A modalidade de negócio estará disponível em todos os concessionários autorizados da marca no País a partir de 1º outubro, inicialmente como um programa piloto limitado a 400 caminhões da linha TGX de toda a rede. Na fase experimental, apenas empresas poderão contratar o programa. Com a iniciativa, a MAN se torna a primeira montadora do País a oferecer o leasing operacional.

Bastante utilizado em mercados desenvolvidos, como Europa e Estados Unidos, o leasing operacional é uma espécie de arrendamento mercantil, por meio do qual o banco adquire um bem e o disponibiliza ao cliente por um determinado período de tempo. A gestão do veículo é de responsabilidade total do banco e da montadora. Para isso, o cliente paga uma prestação mensal fixa e, ao final do contrato, poderá comprar o bem ou devolvê-lo ao banco, podendo fazer um novo contrato de leasing. No caso da MAN, o leasing operacional será oferecido em parceria com o Banco Volkswagen.

Pelo programa, o cliente pagará parcelas mensais fixas até o fim do contrato, sem exigência de entrada. Segundo a montadora, o contrato poderá ser de 36, 48 ou 60 meses. Nesse período, o cliente não poderá mudar de contrato, embora possa antecipar parcelas. No pagamento mensal, estão inclusas a manutenção corretiva e preventiva do veículo, telemetria (que inclui rastreamento e controle de frota) e os custos com documentação, como emplacamento e IPVA. “O cliente só terá que se preocupar com pneu e seguro”, explicou o vice-presidente de vendas e marketing da MAN, Ricardo Alouche. Multas de trânsito e custos de acidentes também são pagos pelo motorista.

Alouche afirmou que a estimativa da montadora é atingir as 400 unidades do programa piloto em seis a oito meses. “Se não chegar, vamos vender os modelos da linha TGX de outra forma”, disse. Caso haja boa aceitação no mercado, o interesse da empresa é dar continuidade e expandir a modalidade de pagamento para modelos de outras linhas de caminhões, melhorando as condições iniciais. “Entendemos que isso é uma questão cultural acima de qualquer questão financeira. O cliente vai alugar um caminhão, então isso passa por um processo de convencimento”, ponderou o executivo.

Vantagens

O presidente CEO da MAN, Roberto Cortes, destacou que o leasing operacional é mais vantajoso ao cliente inicialmente por ser uma alternativa às regras e restrições do Finame, linha de financiamento do BNDES, que exige entrada financiada. Além disso, ressaltou, não há para o cliente risco de revenda, que fica para o lado da montadora e do banco. Outra vantagem, acrescentou, são as parcelas fixas que podem ser deduzidas do Imposto de Renda como despesa normal e, no caso de empresas, também poderão ser deduzidas da base do PIS/Cofins.

Além disso, a mensalidade é mais baixa do que no caso do financiamento. Segundo a MAN, em um contrato de financiamento de um modelo TGX em 50 meses, por exemplo, a parcela é de R$ 9 mil, enquanto no leasing, a parcela do “aluguel” será de R$ 8,3 mil. “Essa é uma modalidade muito aplicada em mercados desenvolvidos, como o europeu e o americano. Por acreditar que estamos no mesmo caminho, estamos lançando aqui no Brasil”, justificou Cortes. Segundo ele, a nova modalidade foi apresentada na terça-feira aos 160 concessionários da marca no País, e a “receptividade foi excelente”. Até o momento, nenhum contrato de leasing está encaminhado.

Posso ajudar?