Economia

Bovespa recua com cautela sobre Brasil

A Bovespa está em queda desde a abertura nesta quarta-feira, 23, pressionada pela percepção do investidor de que os problemas domésticos continuam sem solução. O cenário político turbulento e a cautela em relação à missão da Fitch no Brasil mantêm os investidores da defensiva. Operadores verificaram ainda saídas de recursos do País no mercado cambial e uma zeragem de posições em DI em meio a um movimento de stop loss na renda fixa.

Às 10h30, o Ibovespa reduzia a queda a 0,30%, aos 45.127,90 pontos, com discreto viés positivo dos mercados em Nova York após a abertura. Dow Jones subia 0,07%; Nasdaq, +0,16%; e S&P500, +0,13%.

Investidores estrangeiros atuam na compra de papéis da Petrobras, que subiam ao redor de 2%. Porém, as ações de Vale e dos bancos recuam, limitando a recuperação do mercado local. No caso da mineradora, os papéis são penalizados por indicadores fracos da indústria da China e o desempenho estável do minério de ferro hoje na China. Nesta quarta, os representantes da agência de classificação de risco são recebidos pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Na China, o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial recuou para 47,0 na leitura preliminar de setembro, de 47,3 em agosto, atingindo o menor patamar em seis anos e meio, segundo pesquisa da Markit com a Caixin Media.

Internamente, o governo conseguiu manter 26 dos 32 vetos presidenciais. A principal vitória foi a manutenção do veto que tratava da flexibilização do fator previdenciário. O Congresso também manteve o veto que tratada da isenção do PIS/Cofins para óleo diesel, que impactaria até 2019 R$ 64,6 bilhões.

Por outro lado, o Congresso não apreciou um dos vetos mais importantes , que é o do reajuste do Judiciário. A proposta de um reajuste de até 78% dos funcionários do Judiciário pode ter o impacto de R$ 36,2 bilhões nas contas públicas até 2019. A sessão foi interrompida por falta de quórum e não há prazo definido para que a votação seja retomada.

Posso ajudar?