Os consumidores chineses mostraram preocupação com o crescente aumento dos preços e menos planos para comprar casas num futuro próximo, apontou uma pesquisa trimestral realizada pelo Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) e divulgada nesta quinta-feira.
Um total de 52,7% dos consumidores entrevistados disseram que os preços no primeiro trimestre estavam “muito altos e inaceitáveis”, aumento de 1,7 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior, disse o PBoC.
A mesma pesquisa mostrou que apenas 13,6% dos consumidores entrevistados disseram que planejam comprar novas casas dentro dos próximos três meses, queda de 1,1 ponto porcentual no trimestre.
O índice de preços ao consumidor da China subiu 2,3% em fevereiro ante o mesmo mês do ano anterior, a partir de aumento de 1,8% em janeiro. O principal indicador de inflação tem registrado alta por quatro meses seguidos.
A pesquisa de sentimento também descobriu que os banqueiros estão ligeiramente mais confiantes sobre a economia e disse que a demanda para empréstimos melhorou.
O índice de confiança dos bancos ficou em 38,1% no primeiro trimestre, aumento de 0,2 pontos porcentuais em relação ao trimestre anterior. A medição do índice de demanda por empréstimos bancários subiu 5,9 pontos porcentuais, para 62,7%.
Os empresários entrevistados na pesquisa do PBoC disseram que tanto as exportações quanto as encomendas domésticas caíram no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior. Fonte: Dow Jones Newswires.