A Bovespa abriu em queda na manhã desta sexta-feira, 13, com os mercados na expectativa pelas novas diretrizes e medidas econômicas a serem reveladas logo mais, às 11h30, pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Às 9h40, o Ibovespa recuava 0,52%, aos 52.964,79 pontos.
A Petrobras, que divulgou balanço na quinta-feira, via suas ações em alta de 0,79% (ON) e 1,63% (PN), desempenho ofuscado pelas perdas no setor financeiro, de maior peso na composição da carteira teórica do índice à vista.
No exterior, as bolsas da Europa oscilam sem tendência única e o apetite dos investidores por ativos de risco é limitado pela fraqueza dos contratos futuros de petróleo no mercado internacional. Em Wall Street, onde os negócios tiveram início há pouco, o Dow Jones ensaiava melhora, em leve alta de 0,06%, enquanto o S&P 500 subia 0,10% e o Nasdaq avançava 0,05%.
O suporte das bolsas em Wall Street e o avanço do dólar na última hora, assim como o do juro da T-note de 2 anos, têm relação com a divulgação de dois indicadores que sinalizam para uma economia melhor e com mais chance de elevação nos juros.
As vendas no varejo avançaram 1,3% em abril ante o mês anterior, a alta mensal mais forte desde março de 2015, acima da previsão de +0,8%. Além disso, o índice de preços ao produtor (PPI) subiu 0,2% no mês em abril, após recuar 0,1% no mês anterior.