Economia

Empresários do setor de materiais de construção veem cenário regular em novembro

Os empresários do setor de materiais de construção acreditam que as vendas devem mostrar comportamento regular no mês de novembro. Entre os entrevistados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), apenas 13,6% consideraram bons os resultados de outubro, enquanto 50% disseram que o período foi regular e 27,3% assinalaram o mês como ruim. Outros 9,1% apontaram o mês como muito ruim.

A expectativa de outro mês regular também prevaleceu para novembro, com 54,5% das respostas dos entrevistados, enquanto 9,1% apontaram projeções boas e 27,3% sinalizaram resultados ruins. Cerca de 9,1% indicaram perspectivas “muito ruins” de vendas.

“A pesquisa de outubro junto aos empresários da indústria de materiais parece indicar que atingimos o fundo do poço no que se refere ao mercado. No período de setembro a novembro, predomina a perspectiva de vendas regulares. Essa situação deve permanecer por mais alguns meses antes de iniciar um ciclo favorável de vendas”, disse o presidente da entidade, Walter Cover.

A Abramat informou também que, em outubro, 45% das indústrias de materiais pretendiam investir nos próximos 12 meses. O resultado representou uma melhora em relação a setembro, quando a intenção relatada era de 44%. Em igual mês do ano passado, o indicador estava em 46%.

A sondagem da associação indicou também que, na média, uma fatia próxima de 5% das companhias entrevistadas têm boas expectativas em relação às ações do governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. O resultado apresentou uma alta do otimismo, que estava em zero no mês anterior. Em igual mês do ano passado, a taxa estava em 11%. Além disso, 77% dos entrevistados se disseram pessimistas, frente a 80% em setembro e 24% em outubro de 2014. Os indiferentes somaram 18% dos entrevistados em outubro.

Posso ajudar?