Enquanto o setor automotivo registrou queda de 3,96% nas vendas em outubro ante setembro, a montadora sul-coreana Hyundai foi na direção contrária e apresentou alta de 6,96% na mesma comparação. Com isso, a Hyundai desbancou a Ford no mês e foi a quarta montadora que mais vendeu no Brasil, atrás de GM, Fiat e Volkswagen. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em outubro, a empresa vendeu 16,9 mil de automóveis e comerciais leves no País, ante 15,8 mil em setembro. A Ford, que passou para a quinta posição, anotou 16,2 mil vendas, recuo de 16,7% em relação ao total de 19,5 mil unidades vendidas em setembro. Apesar da queda, a montadora norte-americana segue em quarto lugar no acumulado do ano, com a venda de 217 mil unidades. No mesmo período, a Hyundai vendeu 168,5 mil unidades e ocupa a quinta posição.
Esta é a primeira vez que a empresa sul-coreana figura entre as quatro montadoras que mais vendem no Brasil em um mês. Os veículos da família HB20 deram a maior colaboração, com 14,3 mil unidades vendidas em outubro, aumento de 9,7% em comparação com setembro.
A Fiat lidera no acumulado do ano, mas perdeu o posto em outubro para a GM, também levando em consideração somente os automóveis e os comerciais leves. No mês, a GM registrou a venda de 30,3 mil unidades, alta de 11,4% ante setembro; enquanto a Fiat vendeu 29,4 mil, queda de 7,8% na mesma comparação. No ano até outubro, a Fiat acumula 372,1 mil unidades vendidas, ante 319,3 mil para a GM.