Economia

Dow e S&P-500 fecham em leve alta; queda das ações da Apple pressiona o Nasdaq

A Bolsa de Nova York fechou nesta terça-feira, 10, com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones e o S&P-500 em leve alta e o Nasdaq em queda. Todos eles operaram em baixa durante boa parte da sessão. O S&P-500 teve sua primeira alta depois de quatro sessões consecutivas de baixas; as ações dos setores de energia e matérias-primas caíram, refletindo preocupações com a economia da China; as do setor de tecnologia também caíram, pressionando o Nasdaq; as do setor de bens de consumo eletivo, que haviam caído recentemente, recuperaram terreno.

Traders disseram que os investidores mostraram cautela antes da divulgação dos dados do nível de emprego em outubro, que saem na sexta-feira e poderão trazer mais clareza sobre se o Federal Reserve vai elevar as taxas de juro de curto prazo em dezembro. Na quinta-feira deverão falar os três principais dirigentes do Fed, Janet Yellen, Stanley Fischer e William Dudley. Na Chicago Mercantile Exchange (CME), os contratos futuros de Fed Funds projetavam hoje uma probabilidade de 67,8% de que a taxa dos Fed Funds seja elevada para 0,50% em dezembro, de 71,7% ontem à tarde.

As preocupações sobre a economia mundial haviam crescido ontem em reação a um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a perspectiva da economia global, um dos fatores para o S&P e o Dow Jones terem caído 1% nesta segunda-feira, depois de seis semanas consecutivas de altas.

Hoje, a preocupação com a China cresceu com o informe de que o índice de preços ao consumidor do país recuou 0,3% em outubro, em relação a setembro, com alta de 1,3% em comparação com o mesmo período do ano passado; o índice de preços ao produtor recuou 0,4% no mês e caiu 5,9% no ano. Economistas previam uma alta anual de 1,4% para o índice de preços ao consumidor e uma queda de 5,8% para o índice de preços ao produtor.

“A China ainda está desacelerando, o Fed ainda deverá elevar as taxas de juro nos próximos meses e o crescimento global continua a ser uma dúvida”, disse o estrategista Daniel Salter, da Renaissance Capital. Para Shanjiv Shah, da Sun Global Investments, “a preocupação com a desaceleração na China é muito real. As empresas chinesas estão com dificuldades para fazer caixa e uma desaceleração na China é muito mais importante para a economia global hoje do que cinco anos atrás”. Na madrugada desta quarta-feira saem os indicadores chineses de produção industrial, investimentos em ativos fixos e vendas no varejo em outubro.

Dois indicadores foram divulgados nos EUA: o índice de preços das importações recuou 0,5% em outubro (quarto mês consecutivo de quedas), com baixa de 10,5% em relação a outubro do ano passado (15º mês consecutivo de quedas). O índice de preços das exportações recuou 0,2% no mês e caiu 6,7% em comparação com outubro do ano passado. Os estoques no atacado cresceram 0,5% em setembro, com crescimento de 4,7% em relação a setembro do ano passado.

As ações da Apple caíram 2,4%, depois de o Credit Suisse dizer que a empresa reduziu recentemente suas encomendas a alguns fornecedores de componentes na Ásia em até 10%, o que “indica uma demanda fraca pelo novo iPhone 6”; o analista Kulbinder Garcha rebaixou sua previsão para a produção de iPhones em 2016 para 222 milhões, de 242 milhões; ele também rebaixou sua expectativa para o lucro da Apple em 2016 em 6%, para US$ 9,81 por ação. Outras ações do setor de tecnologia também caíram, como Western Digital (-4,55%), Intel (-0,42%) e Microsoft (-1,20%).

No setor de matérias primas, os destaques negativos incluíram mineradoras como Freeport McMoRan (-6,29%) e indústrias como Alcoa (-3,02%); as da Anadarko Petroleum caíram 3,48%, depois de a empresa ser apontada como quem teria feito uma oferta de US$ 18 bilhões pela Apache Corp. (cujas ações caíram 1,17%, depois de terem subido 13,15% ontem).

Entre as ações de empresas que divulgaram resultados, os destaques foram Rockwell Automation (-3,35%), Gap (-1,44%), DR Horton (+8,27%), Wayfair (-13,98%) e Rackspace Hosting (+11,96%).

O índice Dow Jones fechou em alta de 27,73 pontos (0,16%), em 17.758,21 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 12,06 pontos (0,24%), em 5.083,24 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 3,14 pontos (0,15%), em 2.081,72 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires

Posso ajudar?