Economia

Dólar segue em queda com ajuda externa e rumor sobre Meirelles na Fazenda

O dólar segue em queda no mercado à vista nesta quarta-feira, 11, refletindo o apetite por risco nos mercados internacionais. Segundo operadores, ecoam também os comentários de que o ex-presidente do banco Central Henrique Meirelles poderia vir a substituir o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Na terça-feira, 10, à noite, Meirelles negou os rumores e disse que, da sua parte, “não houve e não há nenhuma movimentação política”.

“Enquanto houver dúvidas, o mercado vai continuar gostando dessa ideia”, comentou um profissional de câmbio ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

A liquidez, que já vinha fraca, está menor e favorece também os movimentos abruptos, em razão do feriado desta quarta pelo Dia do Veterano que fecha o mercado de bônus nos Estados Unidos, segundo operadores.

Às 9h38, o dólar à vista recuava 1,13%, a R$ 3,7363. O dólar para dezembro caía 0,27%, a R$ 3,760.

Segundo operadores, a moeda americana no mercado à vista computa desde cedo um desempenho mais fraco que no mercado futuro, em razão dos ajustes ao fechamento anterior. Na terça, o dólar dezembro voltou a fechar cotado abaixo da moeda à vista, em razão dos fortes rumores sobre a troca de comando no Ministério da Fazenda.

Para a quarta, há expectativas pela votação na Câmara do projeto de repatriação de recursos no exterior. Porém, essa apreciação ainda é incerta.

Lá fora, o dólar se enfraquece ante outras moedas principais e algumas emergentes e ligadas a commodities, apesar do recuo paralelo de commodities como petróleo e cobre.

As perdas refletem ajuste de posições, após os ganhos recentes da divisa americana apoiados em expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) comece a elevar juros em dezembro.

Posso ajudar?