Economia

Vendas no varejo caem 15,15% na 1ª quinzena de novembro, diz ACSP

As vendas no varejo da capital paulista registraram baixa de 15,15% na primeira quinzena de novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgado nesta segunda-feira, 16, as vendas a prazo caíram 13,0%, enquanto as operações à vista recuaram 17,3%.

Na comparação com os 15 primeiros dias de outubro de 2015, a retração foi um pouco menos acentuada. Na média, a baixa foi de 13,50%. As vendas a prazo recuaram 10,7% e as transações à vista cederam 16,3%. De acordo com o Instituto de Economia da ACSP, o resultado neste recorte é sazonal, uma vez que em outubro foi comemorado o Dia das Crianças.

O presidente da ACSP, Alencar Burti, ressalta que o balanço da primeira quinzena de novembro reforça o enfraquecimento dos fatores macroeconômicos, mas pode haver uma melhora nas próximas semanas.

“Apesar da forte retração nesses 15 primeiros dias, esses números não podem ser projetados para o restante do mês, uma vez que o consumidor começa a receber nos próximos dias a primeira parcela do 13º salário. Com as promoções de fim de ano, é esperado que ele gaste mais”, disse.

Posso ajudar?