As vendas de novos carros nos principais mercados europeus continuaram a crescer em outubro, mas desaceleraram para o ritmo mais fraco em cinco meses, segundo dados da Associação dos Fabricantes de Automóveis Europeus. A crise detonada pelas fraudes da Volkswagen atingiu a maior montadora da região e o crescimento das vendas nos cinco principais mercados desacelerou, mostram os números. Não há, porém, sinais de que as notícias negativas vindas da Volks estejam afetando o mercado em geral.
Os registros de novos carros, um reflexo das vendas, subiram 2,9% na União Europeia em outubro, para 1,1 milhão de veículos. Grandes fabricantes como Volkswagen, Peugeot Citroën, Renault e a unidade Opel/Vauxhall da General Motors perderam espaço, enquanto as vendas da concorrente Fiat Chrysler avançaram, com vendas robustas da marca Fiat e um salto de 74% nas vendas de sua marca Jeep. A unidade europeia da Ford Motor teve um aumento modesto em suas vendas.
As fabricantes de carros de luxo ignoraram o cenário mais fraco do mercado geral. A Daimler teve aumento de 21% em suas vendas de carros novos, enquanto na BMW o avanço foi de 14%. As marcas Audi e Porsche, da Volkswagen, tiveram alta de 4,1% e quase 14%, respectivamente.
O impacto do escândalo de fraudes em carros com motor a diesel parecem ainda limitados para a fabricante alemã. A fatia no mercado de carros novos da UE da companhia recuou de 25,9% em outubro do ano passado para 25,1% em outubro deste ano. Analistas disseram que não veem sinais de que o escândalo de fraudes em testes de emissões de poluentes da Volks esteja atingindo o setor em geral. Fonte: Dow Jones Newswires.