A Bovespa sustenta-se com viés de alta nesta quarta-feira, 18, com o sinal positivo do petróleo, que beneficia a Petrobras, e com a apreciação das ações do setor siderúrgico. A manutenção pelo Congresso do veto de Dilma ao aumento do Judiciário também apoia os ganhos da bolsa local, além da queda do dólar e dos juros futuros, segundo operadores desses mercados. Para esses profissionais, a tendência de desaceleração da economia chinesa, destacada pelo presidente da China, Xi Jinping, pode resultar em novos estímulos do governo.
Segundo um operador de renda fixa, predominam as influências da manutenção do veto de Dilma ao aumento do Judiciário e da desvalorização do dólar. Além disso, a avaliação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que a vitória do governo em relação ao reajuste do Judiciário foi “muito boa”, confirmou a direção de baixa das taxas, de acordo com o profissional.
Do lado externo, a melhora dos mercados em Wall Street ocorreu em meio a informações de que a França anunciou o fim de operação antiterrorista em subúrbio de Paris, após sete prisões. Dois suspeitos morreram durante a operação, incluindo uma suicida, e vários policiais ficaram feridos. A identidade dos detidos ainda não foi revelada. Autoridades americanas também descartaram riscos em dois voos que iam dos EUA para Paris, que foram desviados na noite de terça-feira, 17, após ameaças anônimas recebidas depois da decolagem.
O presidente francês François Hollande decretou estado de emergência por 12 dias, após os ataques da sexta-feira, e disse que será formada grande coalizão para combater o Estado Islâmico.
O Parlamento precisa aprovar a prorrogação da medida de emergência. A Câmara dos Deputados deve discutir o tema na quinta-feira, e o Senado, na sexta-feira. O estado de emergência dá aos policiais mais poder para realizar buscas e prisões e limita reuniões públicas, entre outras mudanças.
Às 10h44, o Ibovespa subia 0,57%, aos 47.516,52 pontos. Petrobras PN avançava 2,06% e a ON, +3,08%. Vale também se beneficia com a estabilidade do preço do minério de ferro nesta quarta na China e avançava 2,15% (PNA) e 2,00% (ON).
As siderúrgicas disparam com notícias de que o governo estuda medidas para proteger a indústria de aço, inclusive com um aumento na alíquota do imposto de importação. Usiminas PNA subia 14,23%. CSN ON avançava 14,26%, e Gerdau PN subia 8,35%.
Em Nova York, no mesmo horário, Dow Jones futuro ganhava 0,10%; S&P500, +0,10%; e Nasdaq, +0,17%.