Noticia-geral

Desemprego no Estado de São Paulo se concentra nas regiões metropolitanas

De acordo com estudo elaborado pela Fundação Seade com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego , nos meses de julho, agosto e setembro de 2015, os empregos formais celetistas no Estado de São Paulo retraíram-se em 100.970 postos de trabalho. As regiões metropolitanas foram responsáveis pela eliminação de 79.193 empregos, ou 78,4% do total.
 
A indústria de transformação e a construção foram os que mais contribuíram para os resultados negativos: apesar de representarem 23,3% do total dos empregos formais das RMs ao final do terceiro trimestre, foram responsáveis pela redução de 57,5% dos postos de trabalho; comércio e serviços, que participam com 75,0% do total dos empregos nessas regiões, responderam por 41,5% dos postos de trabalho eliminados.
 
Dentre as regiões metropolitanas, destaca-se a Região Metropolitana de São Paulo, que foi responsável por 63,4% das vagas eliminadas na indústria de transformação e por 82,5% na construção, no período em análise.
 
Na passagem do 2º para o 3º trimestre de 2015, as únicas regiões que apresentaram resultados positivos, foram as regiões administrativas de Barretos, Itapeva e Presidente Prudente, em decorrência do bom desempenho da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

Posso ajudar?