Economia

Bolsa de NY fecha perto da estabilidade na véspera do feriado

A Bolsa de Nova York fechou nesta quarta-feira, 25, com os principais índices em níveis muito próximos dos de ontem, em dia de volume de negócios reduzido por causa do feriado de Ação de Graças, nesta quinta-feira, 26. Os indicadores divulgados pela manhã reforçaram a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) começará a elevar as taxas de juro de curto prazo em dezembro, embora alguns deles tenham ficado abaixo da expectativa.

O mercado também mostrou alívio pelo fato de a Rússia não ter retaliado contra a Turquia, aliada dos EUA, depois da derrubada, na terça-feira, de um avião militar russo que atacava posições do Estado Islâmico (Isis) na fronteira turco-síria.

Traders observaram que a variação do índice Dow Jones entre a mínima e a máxima do dia foi de apenas 53 pontos, a menor do ano. Entre os dez setores que compõem o S&P-500, os de saúde, bens de consumo não essenciais, bens de consumo essenciais e financeiro subiram; os de materiais, tecnologia, telecomunicações, utilidades públicas e indústria recuaram.

Os indicadores divulgados nos EUA saíram mistos. A renda pessoal cresceu 0,4% em outubro, em linha com a expectativa; os gastos com consumo (PCE) cresceram 0,1%, quando a expectativa era +0,3%; o índice de preços dos gastos com consumo, considerado o indicador de inflação preferido pelo Fed, subiu 0,1% em relação a setembro e avançou apenas 0,2% em comparação com outubro de 2014; o núcleo do índice de preços do PCE, teve variação zero em relação a setembro, abaixo da previsão de +0,1%, com alta anual de 1,3%. O índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan ficou em 91,3 em novembro, de 93,1 na pesquisa preliminar do mês e 90,0 em outubro; a expectativa era de 93,0.

Foran feitos 260 mil novos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada, com queda de 12 mil em relação à semana anterior; economistas previam 270 mil pedidos. As encomendas de bens duráveis cresceram 3,0% em outubro, segundo a pesquisa preliminar do Departamento do Comércio, superando a expectativa de +1,8%; o indicador de setembro foi revisado para -0,8%, de -1,2% no informe preliminar. O índice de atividade dos gerentes de compras (PMI, versão Markit) subiu a 56,5 na pesquisa preliminar de novembro, de 54,8 em outubro; a expectativa era de 55,1.

As vendas de imóveis residenciais novos cresceram 10,7% em outubro, em relação a setembro, para a média anualizada de 495 mil unidades; economistas previam 500 mil. O crescimento em comparação com outubro de 2014 foi de 4,9%. O estoque de casas novas equivalia a 5,5 meses da demanda projetada, de 6% em setembro; a mediana dos preços de casas novas ficou em US$ 281.500 em outubro, com queda de 6% em relação aos US$ 299.400 de outubro de 2014. Os preços das moradias subiram 0,8% em setembro, com alta de 1,3% no terceiro trimestre, segundo a Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA).

A reação do mercado aos indicadores foi limitada. “É um momento incomum para o mercado, não só por ser uma semana de feriado, mas também por causa da expectativa antes de grandes eventos, tais como a reunião de política monetária do BCE Banco Central Europeu e a divulgação dos dados do nível de emprego nos EUA em novembro, na próxima semana”, disse David Ader, estrategista da CRT Capital. Mike Bell, da JPMorgan Asset Management, disse que “há uma probabilidade alta de que o BCE expanda seu programa de relaxamento quantitativo e reduza suas taxas de juro ainda mais”.

Comentando os indicadores divulgados recentemente, nos EUA, o estrategista Michael Purves, da Eeeden & Co., disse que “há duas coisas acontecendo: os dados do emprego são bastante bons e os da inflação são bastante ruins”. “Acho que as pessoas estão contentes por terem emprego, mas não contentes ou seguras o suficiente para sair e gastar”, comentou Krishna Memani, da Oppenheimer Funds.

Entre os destaques da sessão estavam as ações da Pfizer, que subiram 2,82% depois de as autoridades europeias aprovarem a expansão do uso de um medicamento da empresa para câncer linfático e câncer nos pulmões. As da Hewlett-Packard Enterprise subiram 3,14% e as da HP Inc. caíram 13,66%, depois de as duas empresas, recém-separadas, divulgarem seu último informe trimestral de resultados como uma única entidade. As da Dow Chemical caíram 2,74%, depois de a autoridade ambiental dos EUA (EPA) retirar a permissão de comercialização do agrotóxico Enlist Duo.

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,20 ponto (0,01%), em 17.813,39 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 13,33 pontos (0,26%), em 5.116,14 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 0,27 ponto (0,01%), em 2.088,87 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires

Posso ajudar?