As bolsas de Nova York recuaram nesta quinta-feira, 29, com os investidores de olho na perspectiva de aumento das taxas de juros no final do ano, após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sinalizar uma possível alta na próxima reunião, em dezembro. Além disso, os investidores aproveitaram para realizar os fortes ganhos de quarta-feira, em meio a indicadores mistos e balanços corporativos como plano de fundo.
O índice Dow Jones fechou com queda de 0,13%, ou -23,72 pontos, para 17.755,80 pontos. O S&P 500 registrou baixa de 0,04%, ou 0,94 ponto, para 2.089,41 pontos; e o Nasdaq recuou 0,42%, ou 21,42 pontos, a 5.074,27 pontos.
A retração veio com os investidores apontando que as chances de que o Fed eleve as taxas de juros básicos no final do ano aumentaram. Os rendimentos dos Treasuries subiram bastante, em um sinal de que os investidores estão se preparando para uma elevação dos juros.
Além de o Fed ter levantado a possibilidade de uma alta na taxa de juros na próxima reunião, a instituição também atenuou as preocupações anteriores sobre a desaceleração do crescimento ao redor do mundo.
“Eles estão determinados em fazer alguma coisa até o final do ano”, disse Larry Weiss, chefe de operações da corretora Instinet. “Será preciso mais evidências de uma desaceleração econômica para que o Fed não eleve os juros”, acrescentou.
As bolsas foram pouco influenciadas pelo resultado da primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, que foi divulgado hoje e mostrou crescimento de 1,5% no terceiro trimestre, em linha com o esperado, mas abaixo da expansão do segundo trimestre, quando registrou alta de 3,9%, segundo informou o Departamento do Comércio.
Além disso, o número de pedidos de auxílio-desemprego ficou em 260 mil na semana passada, abaixo da projeção dos economistas, que previam 265 mil pedidos. Por outro lado, as vendas pendentes de imóveis residenciais usados caíram 2,3% em setembro, enquanto a previsão era de +1,0%.
No setor corporativo, a MasterCard anunciou hoje que teve lucro líquido de US$ 977 milhões no terceiro trimestre do ano, um pouco menor que o ganho de US$ 1,02 bilhão registrado no mesmo período de 2014. As ações da empresa encerraram com alta de 2,37%.
Enquanto isso, os destaques de queda foram os papéis da GoPro (-15,19%) e da ConocoPhillips (-0,52%). (Com informações da Dow Jones Newswires)