Economia

Recuperação de blue chips favorece alta da Bovespa

A Bovespa abriu em alta nesta terça-feira, 1, demonstrando algum espaço para recuperação depois da queda de 1,63% no mês de novembro. As blue chips estavam em alta por volta das 10h15, sendo que apenas os papéis da Vale demonstram alguma instabilidade e oscilam entre os sinais positivo e negativo. O movimento está em linha com os futuros de Nova York.

No campo corporativo, as ações da mineradora estão em leve alta, mostrando pequena recuperação das perdas em novembro. Desde o acidente da Samarco em Mariana (MG), a ON da mineradora derreteu 22,80%, e a PNA, 24,33%. Pesa contra os papéis a desvalorização do minério de ferro. A commodity iniciou dezembro renovando a mínima em dez anos, ao cair 2,8% em relação a ontem no mercado à vista chinês, indo a US$ 41,6 a tonelada de acordo com dados do The Steel Index (TSI).

Já o petróleo em alta contribui para a valorização das ações da Petrobras. Em Londres e em Nova York, o contrato futuro da commodity tem uma leve variação em relação a ontem, mas segue no campo positivo.

Também sobem as ações dos bancos, que vinham caindo desde a quarta-feira, quando eclodiu o escândalo envolvendo o grupo BTG Pactual, na figura de seu sócio e fundador, André Esteves. A unit do BTG Pactual, entretanto, permanece sendo penalizada pelo investidor e exibe sinal negativo.

Às 10h20 da manhã desta terça, o Ibovespa subia 0,45% aos 45.323,65 pontos. No mesmo horário, os futuros de Nova York subiam mais de 0,30%.

Posso ajudar?