A produção industrial da zona do euro avançou 0,6% em outubro ante o mês anterior. Na comparação anual, a produção industrial teve crescimento de 1,9%, segundo a agência oficial de estatísticas da União Europeia. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam avanço menor, de 0,2% no mês e de 1,3% no ano.
O avanço ocorre após dois meses seguidos de declínio, em um sinal de que o crescimento econômico pode ter ganhado impulso, conforme o fim do ano se aproxima. O dado sugere que a recuperação na zona do euro não está sendo significativamente freado pelo enfraquecimento das exportações para economias que desaceleram, como China, Brasil e Rússia, como temido pelo Banco Central Europeu (BCE).
A produção industrial estagnou no trimestre até setembro, o que foi um dos motivos para a desaceleração no crescimento nesse período.
Caso sustentado, o avanço de outubro sugere que a economia da zona do euro encerrará o ano com mais vigor. As pesquisas de atividade e de confiança das empresas também sugerem uma modesta aceleração no crescimento econômico durante o quarto trimestre, enquanto a taxa de desemprego recuou para seu patamar mais baixo desde o início de 2012.
Muitos dos sinais positivos, porém, se baseiam em informações de antes dos ataques terroristas de 13 de novembro em Paris. Nos próximos meses, será preciso avaliar se a insegurança que se seguiu aos ataques persistirá e se isso afetará a economia e a confiança. Fonte: Dow Jones Newswires.