A BR Pharma, que tem o BTG Pactual como principal acionista, tem sido sondada por grandes redes do varejo farmacêutico interessadas em comprar bandeiras da companhia, como o Big Ben e a Rosário, apurou o jornal O Estado de S. Paulo. “Só houve sondagem pelas partes, não pela BR Pharma como um todo”, disse a fonte.
Terceira maior rede de varejo farmacêutico do País, a BR Pharma, criada em 2009 com o objetivo de consolidar esse setor, está altamente endividada e nos últimos meses busca soluções para tentar conter a crise na companhia, que está em reestruturação e trocou de comando no ano passado.
A companhia vendeu, em novembro passado, a bandeira Mais Econômica para o fundo Verti, e ainda possui as marcas Santana e Farmais.
Na quarta-feira, 20, o BTG informou ao mercado que fará uma oferta subsequente de ações primárias para levantar ao menos R$ 400 milhões, incluindo aporte do próprio banco.
BTG e Santander são os coordenadores da operação. A apresentação da oferta aos investidores, o roadshow, teve início na quarta e vai até dia 29, quando o preço da ação será fixado.
O banco também confirmou que o BTG tem interesse de vender sua fatia na varejista, de cerca de 40%, e já recebeu manifestação de interessados. A Extrafarma, do grupo Ultra, está entre as que estariam de olho em uma parte da companhia, conforme informou o jornal O Estado de S. Paulo em dezembro. O grupo não comentou o assunto à época.
As ações ordinárias da BR Pharma fecharam a quarta em queda de 2,91%, a R$ 3,67. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.