O dólar opera em queda ante o real em meio à retomada das perdas do petróleo nesta quarta-feira, 27. Internamente, os investidores aguardam a divulgação pelo Banco Central, na quinta-feira, da ata da reunião do Copom da semana passada. Em âmbito mundial, estão evitando ainda assumir grandes posições antes do anúncio do comunicado a ser divulgado pelo Federal Reserve às 17 horas, ao fim de sua primeira reunião de política monetária do ano.
Os analistas esperam manutenção dos juros nos EUA e sinais sobre a trajetória de altas este ano, além de alguma avaliação do potencial impacto da recente turbulência nos mercados, causada por preocupações com a China e o petróleo, na economia norte-americana. Também aguardam os dados oficiais de estoques de petróleo do Departamento de Energia dos EUA (DoE), que saem nesta manhã.
Por enquanto, os mercados apenas monitoram a 22ª fase da Operação Lava Jato, denominada Triplo X, realizada na manhã desta quarta. Cerca de 80 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e 2 mandados de condução coercitiva nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e Joaçaba (Santa Catarina).
Segundo a PF, essa nova faze apura “a existência de estrutura destinada a proporcionar a investigados na operação policial a abertura de empresas off-shores e contas no exterior para ocultar ou dissimular o produto dos crimes de corrupção, notadamente recursos oriundos de delitos praticados no âmbito da Petrobras”.
Às 9h46, o dólar à vista recuava 0,47%, a R$ 4,043. No mercado futuro, o contrato da moeda para fevereiro caía 0,27%, a R$ 4,0475.