Cidades

São João recebe ação de prevenção a escorpiões

Prefeitura vai realizar a ação após ser notificada para captura da espécie em residência próxima ao Terminal de Ônibus do bairro

Quando as cidades crescem sem controle, alguns animais vão se adaptando ao nosso convívio, dentre eles o escorpião, cujo aparecimento é muito comum nesta época do ano devido ao clima quente e úmido, sendo este o período mais propício para sua reprodução. Por isso, depois de receber uma notificação para captura da espécie em residência próxima ao Terminal de Ônibus São João, a Secretaria da Saúde de Guarulhos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoverá uma ação educativa na região na próxima terça-feira (2), das 9h às 12h.

 

A ação será realizada por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a equipe de educação do Departamento de Vigilância em Saúde. Os profissionais percorrerão todo o entorno da avenida Mônaco e da Estrada Guarulhos Nazaré, onde abordarão transeuntes e moradores das residências, distribuindo panfletos com informações sobre as medidas de prevenção a acidentes, bem como farão orientações à população sobre a importância da limpeza e preservação do ambiente para combater o aparecimento dos escorpiões.

 

Como a espécie se alimenta de pequenos insetos, principalmente de baratas, que costuma encontrar em abundância em alguns locais, os pontos de despejo irregular de lixo, entulho e material de construção acabam se tornando o ambiente ideal para sua proliferação. Por isso, é muito importante que cada um cuide do entorno de sua casa.

 

Além disso, os técnicos da Saúde explicam que todo animal tem um hábitat natural, o que não é diferente com os escorpiões, os quais passaram a conviver com o homem depois que as moradias invadiram seu espaço. No entanto, a espécie somente sobe à superfície do solo para se reproduzir e não permanecerá neste ambiente se não encontrar abundância de insetos e baratas. Por isso, a limpeza é fundamental para combater o problema.

 

Os escorpiões são considerados animais peçonhentos, pois possuem veneno e podem inoculá-lo através do ferrão. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de fatores como a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos os grupos mais vulneráveis.

 

Em caso de acidente, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Se encontrar um escorpião em sua residência, a orientação é para entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 2436-3666.

Posso ajudar?